'Nenhum outro de nossos romancistas possui tão grande senso de valores dramáticos, nem uma penetração psicológica tão admirável e segura. Vidas secas é um livro rico em imagens, os detalhes são surpreendentes, já é uma espécie de roteiro. Por isso mesmo, seduz a imaginação do cineasta. Fundamental numa adaptação para o cinema é definir quem conta a história. Quem conta a história no livro determina a posição da câmera. Vidas secas foi fácil. acho que é o único livro de Graciliano contado na terceira pessoa. O narrador, portanto, passa a ser a câmera'. Nelson Pereira dos Santos, depoimento a Alberto Shatovsky, 1963, para revista Manchete. 'Por que Graciliano? Ah!, porque a literatura do Graciliano é uma coisa extraordinária! Ele escreve com uma precisão, uma consequência, uma capacidade de síntese, uma complexidade, que são únicas. Um escritor admirável. São Bernardo, por exemplo - ele cria situações em que a relação crítica do espectador ou leitor é estimulada. O espectador fica sendo sujeito, fica presente como pessoa enquanto esta se relacionando com aquilo. Eu não quis de modo algum fazer qualquer tipo de invenção a partir de uma obra literária que admiro muito. Fiz com que meu trabalho fosse o de um cantor que interpreta a música de outro compositor com admiração e respeito'. Leon Hirszman, depoimento a Alex Viany, 1983, para o livro O processo de Cinema Novo. 'A primeira ideia de adaptar o livro Memórias do cárcere para o cinema nasceu com Vidas secas, pela própria relação direta que mantive na ocasião com o trabalho do escritor Graciliano Ramos. Vidas secas, a primeira adaptação que fiz de obra de Graciliano, foi para o Festival de Cannes em 1964 e, logo em seguida, comecei a pensar em filmar Memórias de cárcere, em função da violência política e institucional que tomou conta do Brasil naquele mesmo ano. Memórias do cárcere contava esta mesma histórias transcorrida em outra época. A realidade estava se repetido'. Nelson Pereira dos Santos. 1984, folheto de divulgação editado pelo Embrafilme. Acompanha livretos com análises críticas dos filmes.
Especificações Técnicas:
Duração 411 min
IDIOMAS Português
Sem Legendas